despedida

Últimas homenagens a Irineo Zanella são prestadas na UFSM

Familiares e amigos despediram-se do professor e tradicionalista Irineo Zanella, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no final da tarde desta sexta-feira. Ele foi encontrado morto na tarde de quinta-feira, nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Querência, em Camobi, onde era patrono. Zanella também era professor titular do Departamento de Zootecnia da UFSM e apoiou a criação, na UFSM, do DTG Noel Guarany.

Ele era casado com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria, Marta Zanella, e tinha três filhos: Ângela, Andrigo e Andriza.

As últimas homenagens foram prestadas no Espaço Multiuso do campus sede da universidade, em Camobi. Além da família, alunos, colegas e representantes do movimento tradicionalista gaúcho deram o último adeus ao professor. Integrantes do CTG Sentinela da Querência tocaram uma música em tributo ao amigo.

Trânsito no entorno do Centenário só será liberado na semana que vem

De acordo com o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Luis Sérgio Fassbinder, o movimento lamentou a morte do tradicionalista. Fassbinder se disse um amigo pessoal do professor.
- Me espelhei muito nele, em muitas coisas. Ele era uma pessoa comunicativa, sempre pronta para ajudar quem quer que fosse. Foi um grande líder para a família sentinela. É muito triste uma perda assim, da forma como foi - declarou.

Nas redes sociais, os alunos da 82ª turma de Agronomia da UFSM compartilharam um texto homenageando o zootecnista: "Exemplo de profissional honesto e querido por todos, sempre solícito, sem medir esforços para auxiliar a comunidade em geral". A Associação Atlética dos Acadêmicos de Agronomia da UFSM também publicou uma nota de pesar em sua página em uma rede social.

Novas placas de veículos no padrão do Mercosul deverão ser implementadas até o final do ano

Na quinta-feira, a UFSM decretou luto oficial de três dias. A prefeitura de Santa Maria decretou luto de um dia. Também na quinta-feira, em razão do falecimento, os vereadores realizaram um minuto de silêncio durante a sessão plenária na Câmara de Vereadores.
Após o velório, o corpo de Zanella seguiu para cremação em Caxias do Sul.
A polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

8 concursos com inscrições abertas no Estado Anterior

8 concursos com inscrições abertas no Estado

Novas placas de veículos no padrão do Mercosul deverão ser implementadas até o final do ano Próximo

Novas placas de veículos no padrão do Mercosul deverão ser implementadas até o final do ano

Geral